quinta-feira, 2 de julho de 2009

Conflitos cognitivos na construção da representaçao da escrita


No último dia 18, foi proposto a nós através do professor que fosse feita a leitura e dois capítulos do livro “Alfabetização em processo” de Emília Ferreiro, cujo título são “os problemas cognitivos envolvidas na construção da representação da escrita antes da leitura convencional”. Os temas principais abordados no texto são o modo como as crianças formulam hipóteses lógicas ao longo do processo de construção da escrita e a forma como interpretam as representações da escrita. Ao longo do texto a autora apresenta algumas experiências realizadas com crianças de diferentes idades que participaram de sua pesquisa sobre leitura e escrita, a qual teve como fonte de inspiração a teoria construtivista de Piaget.

Um ponto que merece destaque é a relação biunívoca apontada no texto, onde as crianças tendem relacionar cada figura como uma palavra. Por exemplo: se ela observa uma oração com 3 palavras e junto a esse texto escrito aparece uma ilustração com 3 objetos diferentes, a criança diz que cada palavra faz menção ao nome de uma gravura. O conflito acontece quando o número de palavras não condiz ao número de figuras e vice-versa.
O mapa conceitual acima elaborado por mim e pela Camila Ambrosino traz uma sintese dos conceitos abrdados no texto de Emilia Ferreiro.Vala a pena conferir!

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