terça-feira, 28 de julho de 2009

A evolução da escrita infantil

A construção do conhecimento sobre a escrita

Se dá através da formulação d hipóteses por parte da criança,a qual evolui passo a passo rumo ao domínio da escrita por meio de conflitos cogntivosgerados em situações- problema.

“Aqui diz alguma coisa”

Essa resposta só é dada pelas crianças a partir dos qatros anos de idade.Antes dessa idade,elas não atribuem valor simbólico ao texto,ou seja,o texto não possui intenção comunicativa.

“O que está escrito “

Para as crianças em estágio inicial de alfabetização o texto escrito serve apenas para denominar objetos e pessoas inseridas dentro de um dado contexto.

“Diz o nome “

Quando colocamos uma imagem e um texto escrito dentro de um mesmo contexto e apresentamos esse material à criança,ela é capaz de diferenciar ambos os objetos pela função que cada um desempenha.Quando perguntamos”o que é ?” ela responde colocandoartigos indefinidos na frente da palavra.Quando a pergunta é “o quediz?”,ela dirá simplesmente a palvra.Esta é a hipótese do nome.

“O que está escrito” e “O que se pode ler”

Para a criança estes são dois aspectos totalmente diferentes,pois o que está escrito diz respeito à representação gráfica literal.Quanto ao que se pode ler por meio do texto escrito,está relacionadoà interpretação que se pode ter a partir do que está escrito.

“Escrita silábica”

Quando a criança chega na fase de representar graficamente tudo o que diz,ela descobre a silaba.Um recurso que elas utilizam na leitura é a segmentação silábica,isto é,pronunciam vagarosamente cada silaba da palavra,na tentativa de registrar graficamente cada pedacinhao dessa palavra.

“O que são as palavras “

Esta é uma descoberta que as crianças farão no decorrer do processo de alfabetização,e que constitui algo bastante complicado para a compreensão das crianças,principalmente quando estas buscarem fazer a correspondencia entre a palavra gráfica e a oral.Esta dificuldade decorre principlmente do fato de não escrevermos da forma como falamos.Um bom exemplo disso são os espaços em brancos utilizados na escrita e que não tem repesentação oral.

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