terça-feira, 30 de junho de 2009
Diferentes práticas letradas e desempenho escolar
Em nosso último encontro discutimos a importância de se considerar o contexto social onde a criança está inserida para iniciar o processo de alfabetização, utilizando suas experiências como ponto de partida.
Se as práticas sociais de leitura e escrita da criança fossem levadas em conta pela escola, seria possível diminuir os índices de fracasso escolar por parte de muitas crianças, já que uma das maiores dificuldades enfrentadas por esses alunos é precisamente a distância entre a linguagem utilizada e exigida pela escola e a linguagem do grupo ao qual pertencem.
Um aspecto apontado durante a discussão foi a equivocada postura de alguns professores que repreendem as crianças quando estas levam para a escola a linguagem utilizada por elas em seus grupos.De acordo com o texto, as práticas letradas da comunidade e da família das crianças estão diretamente relacionadas com o seu desempenho na escola.Assim sendo, crianças que provém de lares cujas práticas letradas são totalmente diversas das práticas letradas esperadas pela escola, terão muito mais dificuldade de adaptação.Essa dificuldade de adaptação é interpretada pelo sistema escolar como déficit cognitivo.Todavia, o texto afirma que a incompetência não é do aluno e sim da escola por ignorar algo tão relevante.
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Falta uma análise mais detalhada do texto de ERic Jakobson e de Emília Ferreiro. Deveria focalizar, de forma mais aprofundada cada um dos três últimos textos....
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