O curso de TAE Lingua Portuguesa 1 abordou logo de inicio o tema "avaliação".Mas não era a avaliação com a qual estamos acostumados,mas sim avaliação formativa(algo completamente novo para nós).Descobrimos que nem sempre o objetivo da avaliação é punir.A avaliação formativa tem como finalidade guiar o aluno njo caminho rumo a aprenduzagem,considerando seus erros como sinalizadores que apontam o caminho certo.Daí a sugestão dada pelo professor de trabalharmos com portifólio eletrônico
Em seguida entramos no universo da alfabetização discutindo textos que abordavam as temáticas relacionadas a esse tema.Acredito que um dos pontos mais vistos em nossas aulas foram a idéia de que as crianças não chegam a escola sem ter qualquer noção sobre o mundo da escrita.Muito pelo contrário:elas trazem consigo experiencias vividas em seu cotidiano familiar que permite com que façam leituras de materiais escritos mesmo sem saber codificar seu significado.
Um pouco adiante apendemos como a criança constrói sua escrita.Esta deriva de hipóteses formuladas internamente pela criança,a qual gradualmente à medida que tem suas hipóteses colocadas a prova evolui rumo ao dominio da escrita.
Os textos trabalhados em aula eram de autores renomados na área como Ana Teberosky,Emília Ferreiro,Teresa Colomer e outros.
Acredito que os textos foram muito bem trabalhados e esmiuçados durante as aulas,embora às vezes tivessemos dificuldades quando encontravamos algum mais denso que o outro.
Fazendo uma análise final penso dentro da proposta de plano de curso desta matéria a meta foi cumprida,já que os pontos principais sobre alfabetização foram abordados em aula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário