segunda-feira, 27 de julho de 2009

Questionário baseado no texto: Diferentes práticas letradas e desempenho escolar:
Nome da entrevistada: Sandra de Sousa
Formação: Pós-médio normal e graduanda em pedagogia.

1)Há quanto tempo você trabalha com alfabetização infantil?

8 anos + ou-.

2) Qual a faixa etária de seus alunos?

No município, como estagiária da pré-escola á 4ª série, e como explicadora eu trabalhava com diversas faixas etárias.

3)De que forma você trabalha a alfabetização de seus alunos?

Com o método silábico. Como explicadora dá mais resultado e de forma mais rápida, com o método construtivista não se consegue acompanhar o ritmo da escola. Mas, no município, como normalista, usava o método construtivista.

4) Você se utiliza das experiências que seus alunos trazem de casa?

Sim

5) Você costuma utilizar algum tipo de objeto escrito extra em sua aula?

Sim. Jornal, revista e etc.


6)Poderia citar uma atividade que realizou com as crianças a partir desses objetos?

Com rótulos. Através de rótulos e embalagens as crianças construíam frases sobre os respectivos objetos.

7) Você costuma ler histórias para seus alunos?

Sim,no estágio do municipio mas não como explicadora.

8) Como é a receptividade deles?

Ficam entusiasmados com a história e muitas vezes querem contá-la pra você.

9) Você abre espaço para que as crianças façam perguntas e se pronunciem acerca da história? Existe um momento destinado a conversação?

Sim. Após a história. E quando dá tempo, na outra semana eu peço para eles recontarem a história e treinarem a escrita escrevendo frases que remetam à história.


10)A maioria dos seus alunos traz, ao ingressar na escola, algum conhecimento sobre a escrita, ou simplismente não têm qualquer noção sobre a tal?

Alguns vêm com noção. Dependendo da série e do ambiente familiar. A maioria das crianças que chegam na escola com noção da escrita, tiveram o incentivo dos pais.


11)Para você, qual a importância de se trabalhar com diferentes objetos escritos ?

Eu acho que trabalhando com objetos se consegue deixar a aula mais dinâmica e criativa. Lembro que na minha época de escola as professoras só trabalhavam com “folhinhas” e trabalhando com objetos diferentes as crianças se sentam mais entusiasmadas.


Essa entrevista foi elaborada em grupo por mim,pela Camila Ambrosino e Naiara Ribeiro a partir do texto 4 de Ana Teberosky e Eric Jacobson,cujo titulo é Diferentes práticas letradas e desempenho escolar.


























Essa entrevista foi elaborada em grupo por mim,pela Camila Ambrosino e Naiara Ribeiro a partir do texto 4 de Ana Teberosky e Eric Jacobson,cujo titulo é Diferentes práticas letradas e desempenho escolar.

Um comentário:

  1. A organização poderia ser diferente... Pergunta e Resposta juntas!! Facilita a compreensão! Outra coisa: faltou uma análise do que ela respondeu, fazendo vínculos com a teoria...

    ResponderExcluir