Em nosso 7º encontro foi dada a continuidade na discussão do texto de Ana Teberosky e Nuria Ribera.Um dos temas discutidos em aula foi a relação dos alunos com os suportes escritos, os quais ficam reduzidos a um simples objeto de leitura, enquanto que poderiam ser explorados muito mais em toda sua dimensão.Um livro, por exemplo, é composto por capa (com palavras e figuras que se relacionam com o conteúdo do livro como um todo), páginas numeradas(com toda organização estrutural), índice, dedicatória, glossário, referência bibliográfica, etc.Todos estes elementos podem ser explorados na elaboração de atividades variadas com este tipo de suporte escrito, formando contextos de aprendizagem que podem ser utilizados pelo professor em aula.
Dois contextos de aprendizagem abordados na aula foram o de escutar a leitura em voz alta e o de escrever em" voz alta",ditando ao professor.O primeiro consiste não apenas em que o adulto leia texto para a criança, mas que ao longo da leitura, sejam feitas indagações a fim de que, muito mais do que apenas ouvir, a criança também possa participar ativamente desse momento.Este tipo de atividade, além de ampliar o vocabulário das crianças, faz com que compreendam melhor os textos que estão lendo por já estarem familiarizados com a linguagem dos livros.Sem dúvida alguma, a manutenção desse hábito contribuirá também para uma leitura interpretativa eficaz.―Uma das maiores deficiências dos alunos hoje.
O segundo contexto tem o propósito de produzir um estilo formal de linguagem, e utiliza o professor ou o adulto como escriba.O conteúdo do texto pode ser uma história, uma carta ou uma outra mensagem qualquer ditada, palavra por palavra, pelas crianças.Ao longo dessa construção o professor vai indagando o aluno sobre a grafia das palavras.Os alunos irão perceber automaticamente que não escrevemos da mesma forma como falamos e que o texto precisa estar organizado de acordo com uma estrutura específica.
Dois contextos de aprendizagem abordados na aula foram o de escutar a leitura em voz alta e o de escrever em" voz alta",ditando ao professor.O primeiro consiste não apenas em que o adulto leia texto para a criança, mas que ao longo da leitura, sejam feitas indagações a fim de que, muito mais do que apenas ouvir, a criança também possa participar ativamente desse momento.Este tipo de atividade, além de ampliar o vocabulário das crianças, faz com que compreendam melhor os textos que estão lendo por já estarem familiarizados com a linguagem dos livros.Sem dúvida alguma, a manutenção desse hábito contribuirá também para uma leitura interpretativa eficaz.―Uma das maiores deficiências dos alunos hoje.
O segundo contexto tem o propósito de produzir um estilo formal de linguagem, e utiliza o professor ou o adulto como escriba.O conteúdo do texto pode ser uma história, uma carta ou uma outra mensagem qualquer ditada, palavra por palavra, pelas crianças.Ao longo dessa construção o professor vai indagando o aluno sobre a grafia das palavras.Os alunos irão perceber automaticamente que não escrevemos da mesma forma como falamos e que o texto precisa estar organizado de acordo com uma estrutura específica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário