terça-feira, 2 de junho de 2009


A Atividade Conversacional

Em nosso 5º encontro de TAE Língua Portuguesa 1,fizemos um trabalho em dupla com base ainda no texto"Oralidade e escrita – perspectivas para o ensino da língua materna", onde o cerne da questão consistia em responder com nossas próprias palavras as questões apresentadas.
O exercício serviu para fixar as principais idéias sobre o texto falado abordadas no texto, dentre as quais destaco a principal característica da atividade conversacional: ela é uma construção coletiva.
É curioso notar como o texto falado é tão rico em termos de elementos e como o constituímos naturalmente sem se quer nos darmos conta de tantos detalhes. Também pude concluir por meio da análise do texto, como conhecer as ferramentas que constroem o texto falado e, mais ainda, dominar a técnica de manipula-lo pode fornecer a quem os possui um certo poder.
É bem a idéia inicial apresentada logo na introdução do texto: a capacitar os alunos quanto a ter o domínio da fala, sendo poliglotas da língua materna.
A figura acima ilustra a atividade conversacional entre duas crianças,onde elas brincam com um pedaço de manguueira como se fosse um telefone.Nesse diálogo fica evidenciado um dos marcadores conversacionais citados no texto,que são as perguntas-utilizadas para estabelecer um diálogo e dar continuidade a ele.Esta brincadeira é uma boa sugestão de atividade para se praticar na escola e em casa também.

Um comentário:

  1. Elisângela, você compreendeu claramente a natureza da atividade. Apresenta alguns elementos do texto que podem ser aprofundados, mas isso se realizará após o retorno dos Exercícios. A imagem está bem coerente com a reflexão. Se puder fazer uma referência a ela, com certeza, enriquecerá suas ideias.

    ResponderExcluir