terça-feira, 2 de junho de 2009


Contextos de Alfabetização na Aula

Este é o título do texto da Ana Teberosky e Nuria Ribera, discutido na aula do dia 21/05.Aprincípio, as autoras apresentam a atual postura da escola quanto ao saber da criança.Se antes as crianças eram vistas como receptáculos vazios que precisavam de preparação para serem introduzidas no processo de alfabetização, hoje já se aceita a idéia de que elas trazem consigo conhecimentos prévios adquiridos no meio familiar e social.Estes conhecimentos prévios fazem parte do processo inicial de alfabetização porque servem de meio pelo qual a escola inicia sua tarefa de alfabetizar a criança.Os diferentes contextos vividos socialmente pelas crianças são na verdade contextos de aprendizagem, a qual parece fortemente afetada pelo contato que estas tem com o mundo da escrita.Contudo, mesmo crianças oriundas de lares carentes onde tenham pouco ou quase nenhum contato com materiais escritos, possuem conhecimento

Um comentário:

  1. Você iniciou a reflexão... Que tal aprofundá-la apontando os elementos abordados no texto? Que contextos são estes? Como se configuram cada um deles? Em relação à imagem, faço as mesmas observações anteriores...

    ResponderExcluir