terça-feira, 12 de maio de 2009

A Importância da Oralidade



O vídeo abaixo é uma pequena amostra daquilo que, segundo o texto ‘’Oralidade e escrita-perspectivas para o ensino da língua materna’’, deveria ocupar um lugar de destaque no ensino da nossa língua: a língua falada.Esta é deixada de lado pela escola, a qual dá maior relevância ao ensino da língua escrita em detrimento da língua falada pelo fato das crianças já saberem falar quando chegam à escola, ficando subentendido assim que a fala da criança já está construída.
Ao contrário dessa idéia, as autoras Leonor L. Fávero, Maria Lúcia C.V.O. Andrade e Zilda G.O. Aquino insistem que as escolas deveriam ensinar aos alunos qual o significado e a importância da fala, expondo aos mesmos a variedade de uso da fala.Aliás, esse tema (a fala) foi bastante discutido em sala no nosso encontro de TAE Língua Portuguesa I. Por meio do texto pudemos perceber que a atividade conversacional é composta por muitos elementos, e sua principal característica é que ela resulta de uma construção coletiva.
As crianças desconhecem a organização que deve ter uma atividade conversacional, para que esta se desenvolva satisfatoriamente produzindo um bom entendimento entre os falantes.Percebemos que as crianças costumam falar todas ao mesmo tempo, sobrepondo ou assaltando os turnos dos colegas, quando o, ideal é que os turnos sejam alternados.
O professor Ivan deixou claro que as crianças precisam ser estimuladas a falar, uma vez que é no exercício da fala que as crianças vão se aperfeiçoando e percebendo o uso social da fala.
A atividade proposta no vídeo é uma boa sugestão de trabalho a fim de estimular a oralidade das crianças.

2 comentários:

  1. Você aponta aspectos importantes sobre a temática. Entretanto, vejo que é relevante fazer algumas alterações: no primeiro tópico, vocë afirma que a "fala é primária em relação à escrita". Tala afirmação é complexa. Procure esclarecer o que foi dito. Na sequência, vocë afirma que "Nem todos os seres humanos sabem ler e escrever, mas todos sabem falar (com exceção de algumas patologias". Em que parte do texto, as autoras focalizam esta ideia? Por favor, problematize-a. A análise crítica é fundamental para uma melhor compreensão das ideias do texto.

    ResponderExcluir
  2. Um dica: as imagens são representações de sentido e, ao serem utilizadas aqui, devem estabelecer um vínculo direto com a temática da reflexão, bem como deve ser parte da mesma. Bem sabemos que uma imagem pode valer por mil palavras, mas nossos objetivos estão direcionados para que se coloquem evidências da percepção, das impressões, das relações que cada um de vocês faz com os assuntos debatidos na disciplina. Pense a respeito...

    ResponderExcluir