terça-feira, 5 de maio de 2009
Processos Iniciais de Leitura e Escrita
No dia 30/04 discutimos o texto Processos Iniciais de Leitura e Escrita de Rosineide Magalhães de Sousa, o qual tem como objetivo a exposição e a discussão dos temas de linguagem a serem desenvolvidos no início da escolarização de crianças de 6 anos.
Um assunto bastante discutido em aula foi o desprezo demonstrado pela escola em relação à experiência de mundo que a criança traz consigo. Essa “experiência” permite que as crianças possam ler através do fenômeno denominado Leitura Ocidental, onde a criança memoriza o logotipo das marcas de diversos produtos consumidos por ela e sua família, e reconhece também o logotipo de lojas freqüentadas por ela.
Esse prévio contato com o mundo da escrita pode servir como mote para iniciar o processo de alfabetização dessas crianças, uma vez extinta a idéia de pré-requisitos.
Uma sugestão dada pelo texto é trabalhar logo no início do processo de alfabetização, vários gêneros literários junto às crianças.Aliás, foi discutida também nessa aula a diferença entre tipologia de texto e gênero literário: Tipologia de texto – refere-se ao estilo literário (dissertativo, descritivo, narrativo); gênero textual pertence a um tipo de texto (descritivo, narrativo, dissertativo), possuindo diferentes linguagens e diferentes funções comunicativa e social. A partir dessa discussão, cada grupo elaborou algumas atividades com tais objetivos:
1-Habilidade Lingüística e Cognitiva, Compreensão da leitura e desenvolver a interpretação:
A professora conta uma história para as crianças e pede para que elas recontem por meio de teatro.Essa atividade deverá evidenciar o grau de compreensão (por parte das crianças) do texto narrado pelo professor, além de permitir que o mesmo possa avaliar a interpretação que cada um fez da história.Outro ponto importante nessa atividade é que, ao representar teatralmente a história contada pelo professor, a criança terá de usar todo seu vocabulário (o que permite que o professor possa avaliar o desenvolvimento lingüístico).
2-Memorização:
Uma sugestão para desenvolver esta habilidade é brincar com as crianças de jogo da memória.
Este jogo pode ser confeccionado a partir de encarte de jornal e cartolina.A idéia é fazer com que a criança memorize a grafia de algumas palavras.
Portanto, deve-se colar primeiro no pedaço de cartolina a figura recortada do encarte, e em baixo dela escrever seu nome.
Deve haver 1 par de cada figura e leva a melhor quem colecionar o maior número de peças.
3-Sons da Língua:
Uma atividade bem legal é o jogo da rima, onde cada criança é convidada a participar.O jogo consiste na citação de um pequeno verso por parte do professor, e cada criança deverá concluí-lo com uma palavra que rime com o texto.
O versinho começa sempre assim:
Não me olhe de banda
Que eu não sou
Não me olhe de lado
Que eu não sou
Não me olhe por cima
Que eu não sou
A linha pontilhada deverá ser preenchida pela criança.
4-Comparar textos novos:
Quase todas as crianças conhecem e sabem cantar a música “O sapo não lava o pé”.Por isso, nossa sugestão de atividade, é que o professor escreva essa música numa cartolina ou então cante com crianças, fazendo em seguida, a substituição de todas as vogais que aparecem na música, por apenas uma.Por exemplo: a vogal O.
A música fica assim:
O sopo nõo lovo o pó
Nõo lovo porqoo no quor
Olo moro ló no logoo
Nõo lovo o pó porquo nõo quor
Mos quo choló!
As crianças imediatamente perceberão a diferença e certamente quererão experimentar todas as vogais.
5-Distinguir a pronúncia:
O professor pode montar um alfabeto personalizado com a ajuda das crianças.Cada letra será desenhada pelo professor num pedaço razoável de papel cartão, e a tarefa das crianças será selecionar, dentre outras, tantas figuras que o professor levará para a sala de aula, as figuras que deverão ser coladas naquela ficha.Por exemplo: na ficha da letra B, as crianças colarão figura de biscoito, bola, bombom, barata, etc.
6-Estimular a pronúncia clara:
Dois personagens infantis bem conhecidos como Chico Bento e Cebolinha podem ser usados nessa atividade.O professor pode passar na TV para que as crianças assistiam alguns episódios da Turma da Mônica onde apareçam as falas desses dois personagens.
Ao final da sessão, o professor deverá indagar as crianças sobre o que elas perceberam a respeito da fala desses dois personagens: se a fala deles é igual a dos demais, se o Cebolinha fala igual ao Chico Bento, qual a letra que o Cebolinha não sabe falar, etc.
7-Reconhecer a ortografia das palavras:
Na sala de aula o professor pode dispor de um quadro de isopor, onde fique arrumado o nome de cada criança ao lado de sua foto (pode ser escaneada no computador).
Diariamente a professora pode ler com as crianças o nome de cada um, a fim de que aprendam a escrever seus nomes e o dos colegas.Aleatoriamente, o professor pode trocar a ordem dos nomes de 2 ou mais crianças(somente dos nomes, deixando a foto no mesmo lugar),e perguntar a turma se está correta a grafia dos nomes.
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Elisângela, as atividades estão interessantes e são coerentes com os objetivos. Porém, é necessário que a descrição das mesmas seja melhor detalhada. No início de sua reflexão, vocë menciona a "leitura ocidental"... Por favor, explique melhor e referencie de onde retirou este conceito... Outra observação: a pesquisa sobre tipologia e gênero textual deve ser colocada em uma postagem separada, detalhando as diferenças e estabelecendo as devidas relações entre os conceitos. Além disso, deve informar as fontes utilizadas.
ResponderExcluirA imagem é bastante interessante... Por que não a explorou em sua reflexão? O que ela representa no contexto de alfabetização?
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