terça-feira, 5 de maio de 2009

Avaliação formativa


Em nosso segundo encontro de TAE Lingua Portuguesa ocorrido no dia 17/04 a discussão sobre o assunto iniciou-se com as seguintes questões:
O que é avaliação formativa ?
Esta tem como finalidade guiar tanto professor quanto aluno no processo de ensino-aprendizagem,não tendo como critério avaliar a capacidade cognitiva do aluno e nem repreender seus erros cometidos,mas utiliza-los como informações diagnostica.
A centralidade está no aluno,sendo ele o sujeito de seu processo de aprendizagem e construção do conhecimento.

O que é portifólio ?
É uma coletânea individual ou coletiva montada pelo aluno onde ele expõe seus trabalhos,evidenciando todo o seu processo de aprendizagem,sendo ele mesmo o agente desse processo.O portifólio visa retratar como o aluno construiu gradualmente o seu conhecimento.

Quais as minhas expectativas em relação ao portifólio eletrônico ?
Este tipo de trabalho pode ser bem mais interessante,apesar de ser algo totalmente novo para mim,do que um portifólio comum já que está associado ao viés tecnológico.Espero que ele possa representar bem o meu crescimento cognitivo.

Meus compromissos para uma boa aprendizagem?
Considero vital para meu bom desenvolvimento na disciplina,meu empenho máximo na confecção dos trabalhos ,na leitura dos textos propostos,no controle da minha asssiduidade e pontualidade.

O que espero do professor ?
Espero toda paciência do mundo para trabalhar com a turma algo que é totalmente novo pa a maioria de n portifólio eletrônico.Espero ainda,engajamento,paixão,competência e muita dedicação para a construção da nossa aprendizagem.

2 comentários:

  1. Ficaram muito boas as suas impressões sobre o texto e sobre a proposta de trabalhar com o Portfólio Eletrônico como processo de avaliação formativa.

    ResponderExcluir
  2. Seu propósito específico está bem de acordo com a disciplina.

    ResponderExcluir